segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Discurso de Formatura - 3° A - 2013

3° ano A - 2013 - Época Positivo
Durante os séculos XV e XVI, os europeus lançaram-se nos oceanos a fim de novos mundos. Para comandar as caravelas com seus tripulantes, em cada uma havia um comandante. Pois bem, assim também se faz nossa relação, caros formandos.
            Há seis anos fui encarregado de ser um dos comandantes de vocês. Entrei na caravela que me aguardava e os tripulantes, na época mirins, estavam afoitos, em algazarra e guardando para mim uma convivência que germinou e se fortaleceu durante nossa navegação por mares nunca dantes navegados.
Durante o trajeto ao nosso destino que se concretiza hoje, alguns tripulantes se foram, outros chegaram e mantiveram a mesma comunhão comigo. Houve conflitos tempestuosos? Sim, e sempre haverá. Somos racionais, mas também emotivos e instintivos. E principalmente “distintos”. Erramos bastante, corrigimos talvez pouco, porém vamos aprendendo a corrigir mais para sermos mais.
Não quero fazê-los chorar com a despedida, quero que entendam que vivemos gloriosamente cada momento que tivemos e fizemos dele uma experiência de aprendizado e amizade. Se pudesse, ficaria com vocês até o fim de meus dias, mas o processo da vida é que dita as regras e grita nesse momento: é hora da despedida, Vitor. No entanto, despedida não quer dizer jamais. Vamos nos ver por aí.
Não tenho a cara mais que eu tinha, nem vocês. O tempo é cruel, rei, e também generoso. Fez laços entre nós, teceu nas nossas vidas uma ligação que poder nenhum pode romper.
Se fosse poeta, eu daria a vocês o mais belo poema. Não sou poeta, não tenho o talento de Drummond ou Fernando Pessoa. Sou alguém que aprendeu a ser um pouco de cada um de vocês e tentou ensiná-los aquilo que a vida e os livros me ensinaram.
Acredito que a nossa navegação está cumprida, e sei que nesse momento posso pegar a embarcação e ir embora, deixá-los livres para outras viagens por outros oceanos. Certamente encontrarão novos comandantes e uma nova tripulação. Não são mais marinheiros de primeira viagem, são pessoas gabaritadas para navegar por águas escolhidas por vocês.
Nesse momento, retiro as cordas e âncoras que imobilizam meu barco e me despeço de vocês, 3° ano A. Tenho outras tripulações para eu fazer a mesma viagem. No entanto, nova tripulação não quer dizer que a anterior será apagada, pois aquilo que o coração escreve, a mente fracassa em esquecer.
Obrigado por tudo! Sucesso a todos!
Vitor Miranda

4 comentários:

Marcelo disse...

"Era no tempo do rei..."
Um bom comandante. Até hoje cobram nas provas exatamente o que aprendi em 2008. E mesmo o oceano trazendo surpresas em formato de temas de dissertação em prosa, ainda consigo manobrar bem, porque me ensinaram como. Parabéns aos formandos.

Vitor Miranda disse...

Marcelo, obrigado pela carinhosa consideração. Quando pude comandá-lo, tive um trabalho prazeroso e fico orgulhoso que carregue o conhecimento compartilhado. Isso é que alimenta minha vontade de continuar o trabalho tão essencial à formação do ser. Passar um pouco de cultura, conhecimento aos alunos é tarefa gratificante e o caminho para termos um mundo menos desigual e mais tolerante. Volte mais vezes!

Bruna Anezini disse...

Cada vez que leio tais palavras, muito bem ditas, me corta o coração. Hoje, no cotidiano diferente em que me encontro, me dou conta de como era bom ter você ali. Tenho certeza de que o tempo que passamos juntos não foi sufuciente para me passar o absurdo conhecimento e cultura que possui, mas quem sabe se teremos outras oportunidades?! Parabéns pelo educador que você é e, mais uma vez, obrigada pelo conteúdo transmitido. Eu realmente estou com saudade!

Vitor Miranda disse...

Bruna, obrigado pelas afetuosas palavras. Fico muito feliz por tamanha consideração e torço bastante por seu sucesso nessa nova etapa, certamente marcante, da sua vida. Lendo e escrevendo bem como você faz, com certeza sua carreira pessoal e profissional serão geniais. Um beijo!